O que Senti ao ler Capitães de Areia

Capitães de Areia -Jorge Amado
1937 

O livro retratando a historia infeliz de crianças órfão,me deixou emocionada,historia marcante meninos,sem família,banido pela uma sociedade,calculista ,cruel,ficava a carecer da caridade do próximo,pra sobreviver acabavam roubando,preferiam a rua do que o reformatórios cruéis.
Ali no trapiche no litoral baiano,era o lugar que escolhido como suas casa,onde compartilhavam o produtos do roubo com os outros,amizade,união,agregados a pobreza.
O protagonista Pedro Bala,encanta com sua coragem,ali liderava,era admirado e respeitado pelos meninos.Todos tinha apelidos.
Crianças,são crianças a brincar no parque,a ingenuidade,a doçura da infância ali presente só por algumas horas para os capitães de areia.
O menino Pirulito cheio de fé,desejava um dia ser um padre,emociona a fé e a inocência,a humildade.
Medonho quando Pedro Bala violenta sexualmente uma moçinha,violência presente na mente e na ação de um menino que aos 16 anos já era temido.
A historia continua a emocionar,quando a menina Dora começa a fazer parte do bando dos capitães de areia.Como mulher consegue ser o amor do capitão e um pouco mãe daqueles meninos,tão sem nada.
quando acabam sendo presos,ele foge resgata ela,e ela muito doente antes de morrer se entrega a ele pelo amor que o tinha.
Uma sociedade que visa somente dinheiro,tratando os desiguais desigualmente e os iguais igualmente,e quando crescem devolve em dobro o que a sociedade lhe proporcionou.
Achei um livro ,triste,emocionante,fácil entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário